'Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo,
tome a sua cruz e me siga.
25Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la;
e quem perder a sua vida por causa de mim,
vai encontrá-la." (Mt 16, 24 -25).
tome a sua cruz e me siga.
25Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la;
e quem perder a sua vida por causa de mim,
vai encontrá-la." (Mt 16, 24 -25).
Seguimento...renúncia...cruz.. .perder...Parece-me que todas estas palavras são sinônimas, ou ao menos, consequentes, no que diz respeito a este trecho do Evangelho. Seguir Jesus comporta renunciar, viver a cruz, perder. No entanto, em nosso tempo, quem quer renunciar, quem deseja cruz, ou ainda quem pensa em perder???
O discurso de Jesus parece ilógico para nosso contexto atual, do tipo coisa de louco...Mas, será que para os contemporâneos de Jesus essa 'conversa' era tranquila, aceitável, simples....Como que alguém chega dizendo que segui-lo significa perder, renunciar??? E ainda, quem iria dar crédito a essa história???
A lógica de Deus e de Seu Reino ultrapassa nossa simples compreensão. Jesus inaugura o novo, o "absurdo"e propõe algo que extrapola nossos conceitos...Ele inaugura a lógica do céu, na qual perder é GANHAR, renunciar é ACEITAR, cruz é VIDA!!!
Mas, que significa que perder é ganhar? Significa que tenho que perder, que ser derrotado neste mundo??? Seria Jesus um 'masoquista'??? Não, é que Ele sabe o que significa perder e quais os seus frutos. Ele não está pensando com a nossa lógica... Para o Senhor, perder é gastar energias que estão em nós que precisam ser gastas, do contrário, seria como uma viagem na qual o excesso de bagagem se torna prejudicial para o bom êxito do percurso...Para o Senhor, renunciar não é aspecto de negação da vida, mas de entender que existe um algo a mais, maior, do qual tudo se torna efêmero, supérfluo. Então renunciar é aceitar muito mais do que deixar. Não é assim que o Santo Padre, o Papa Bento XVI, disse certa vez em um de seus discursos aos jovens: "seguir ao Senhor não é perder, mas ganhar..."
Perder a vida, como nos convida o Mestre, é e deve ser gesto consciente, maduro, pois perder é ato criador no qual queimo energias que são como que combustíveis que alimentam uma chama que arde dentro em nós...a chama do amor...Se não abarstecermos esta chama com as nossas energias corremos o risco de não experimentarmos profundamente aquilo a que somos chamados a ser....Lembra-se daquela frase de Santa Catarina de Sena: "se fordes aquilo que deveis ser, tocareis fogo no mundo".
E a cruz??? Que loucura???? Como assim cruz = vida. Donde que um objeto de amaldiçoamento, de pavor, de terror, de condenação ,equiparado á vida??? Seria que Ele, nosso Senhor, quer isto para nós??? De fato, quanto leio os Evangelho e toda a Sagrada Escritura menos compreendo...me ultrapassa o entendimento...E, ao mesmo, reflito: que é a cruz senão um estar disposto a morrer? Jesus estava disposto a dar a vida pelos seus...por isto, Ele já estava na cruz a muito tempo, antes mesmo de ser crucificado, pois sua vontade estava clara, decidida...E hoje em dia, quem ou quais os cristãos que estão dispostos a morrer ? Quais estão dispostos ( decididos e claros) a dar a VIDA pelo Senhor e pelos Seus...Morrer é dar vida!!!Que doido, não???
Enfim...fiquei pensando neste monte de coisa e muito mais após ler este trecho do Evangelho de Domingo (28.08)...e pensei...por que não partilhar???A PALAVRA DE DEUS é viva e eficaz e seus efeitos são transformadores de realidades...Neste sentido, sigamos ao Senhor, renunciemos aos nossos próprios interesses em detrimentos dos interesses do Evangelho, percamos nossa vida que, em comparação à vida que Jesus nos propõe é fútil, pois só Ele plenifica nosso existir..., enfim, assumamos nossa cruz, que é, em outras palavras, nossa própria vida...
Uma provocação santa...muito eficaz e útil....Meditar as Sagradas Escrituras diariamente, pelo exercício da Lectio Divina, é um meio fantástico de ouvir o Senhor...Ele fala explícitamente na Sua Palavra....Confira: ( leia , medite, reze... o Evangelho de Domingo, antes mesmo de ir à Santa Missa.... Mateus 12, 21 -27).....Veja, só de iníco Mt 21a: "Ele começou a dizer claramente aos seus discípulos"....Olha só. Ele fala CLARAMENTE...E a quem??? AOS SEUS DISCÍPULOS!!!! Veja só como Ele fala e com quem Ele fala???
Do vosso irmão, amigo, intercessor, e discípulo de Jesus....
Carlos Alberto Lemos...