sábado, 27 de agosto de 2011

Então Jesus disse aos discípulos:


'Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo,
tome a sua cruz e me siga.
25Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la;
e quem perder a sua vida por causa de mim,
vai encontrá-la." (Mt 16, 24 -25).

Seguimento...renúncia...cruz...perder...Parece-me que todas estas palavras são sinônimas, ou ao menos, consequentes, no que diz respeito a este trecho do Evangelho. Seguir Jesus comporta renunciar, viver a cruz, perder. No entanto, em nosso tempo, quem quer renunciar, quem deseja cruz, ou ainda quem pensa em perder???
O discurso de Jesus parece ilógico para nosso contexto atual, do tipo coisa de louco...Mas, será que para os contemporâneos de Jesus essa 'conversa' era tranquila, aceitável, simples....Como que alguém chega dizendo que segui-lo significa perder, renunciar??? E ainda, quem iria dar crédito a essa história???
A lógica de Deus e de Seu Reino ultrapassa nossa simples compreensão. Jesus inaugura o novo, o "absurdo"e propõe algo que extrapola nossos conceitos...Ele inaugura a lógica do céu, na qual perder é GANHAR, renunciar é ACEITAR, cruz é VIDA!!!
Mas, que significa que perder é ganhar? Significa que tenho que perder, que ser derrotado neste mundo??? Seria Jesus um 'masoquista'??? Não, é que Ele sabe o que significa perder e quais os seus frutos. Ele não está pensando com a nossa lógica... Para o Senhor, perder é gastar energias que estão em nós que precisam ser gastas, do contrário, seria como uma viagem na qual o excesso de bagagem se torna prejudicial para o bom êxito do percurso...Para o Senhor, renunciar não é aspecto de negação da vida, mas de entender que existe um algo a mais, maior, do qual tudo se torna efêmero, supérfluo. Então renunciar é aceitar muito mais do que deixar. Não é assim que o Santo Padre, o Papa Bento XVI, disse certa vez em um de seus discursos aos jovens: "seguir ao Senhor não é perder, mas ganhar..."
Perder a vida, como nos convida o Mestre, é e deve ser gesto consciente, maduro, pois perder é ato criador no qual queimo energias que são como que combustíveis que alimentam uma chama que arde dentro em nós...a chama do amor...Se não abarstecermos esta chama com as nossas energias  corremos o risco de não experimentarmos profundamente aquilo a que somos chamados a ser....Lembra-se daquela frase de Santa Catarina de Sena: "se fordes aquilo que deveis ser, tocareis fogo no mundo".
E a cruz??? Que loucura???? Como assim cruz = vida. Donde que um objeto de amaldiçoamento, de pavor, de terror, de condenação ,equiparado á vida??? Seria que Ele, nosso Senhor, quer isto para nós??? De fato, quanto leio os Evangelho e toda a Sagrada Escritura menos compreendo...me ultrapassa o entendimento...E, ao mesmo, reflito: que é a cruz senão um estar disposto a morrer? Jesus estava disposto a dar a vida pelos seus...por isto, Ele já estava na cruz a muito tempo, antes mesmo de ser crucificado, pois sua vontade estava clara, decidida...E hoje em dia, quem ou quais os cristãos que estão dispostos a morrer ? Quais estão dispostos ( decididos e claros) a dar a VIDA pelo Senhor e pelos Seus...Morrer é dar  vida!!!Que doido, não???
Enfim...fiquei pensando neste monte de coisa e muito mais após ler este trecho do Evangelho de Domingo (28.08)...e pensei...por que não partilhar???A PALAVRA DE DEUS é viva e eficaz e seus efeitos são transformadores de realidades...Neste sentido, sigamos ao Senhor, renunciemos aos nossos próprios interesses em detrimentos dos interesses do Evangelho, percamos nossa vida que, em comparação à vida que Jesus nos propõe é fútil, pois só Ele plenifica nosso existir..., enfim, assumamos nossa cruz, que é, em outras palavras, nossa própria vida...
Uma provocação santa...muito eficaz e útil....Meditar as Sagradas Escrituras diariamente, pelo exercício da Lectio Divina, é um meio fantástico de ouvir o Senhor...Ele fala explícitamente na Sua Palavra....Confira: ( leia , medite, reze... o Evangelho de Domingo, antes mesmo de ir à Santa Missa.... Mateus 12, 21 -27).....Veja, só de iníco Mt 21a: "Ele começou a dizer claramente aos seus discípulos"....Olha só. Ele fala CLARAMENTE...E a quem??? AOS SEUS DISCÍPULOS!!!! Veja só como Ele fala e com quem Ele fala???

Do vosso irmão, amigo, intercessor, e discípulo de Jesus....

Carlos Alberto Lemos...

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

20 ANOS CEGO

Há muito tempo atrás, um casal de idosos que não tinha filhos morava em uma casinha humilde de madeira, tinham uma vida muito tranquila, alegre, e ambos se amavam muito.
Eram felizes. Até que um dia... aconteceu um acidente com a senhora. Ela estava trabalhando em sua casa quando começou a pegar fogo na cozinha e as chamas atingiram todo o seu corpo.
O esposo acordou assustado com os gritos e foi a sua procura, quando a viu coberta pelas chamas imediatamente tentou ajudá-la. O fogo também atingiu seus braços e, mesmo em chamas conseguiu apagar o fogo.
Quando chegaram os bombeiros já não havia muito da casa, apenas uma parte toda destruída. Levaram rapidamente o casal para o hospital mais próximo, onde foram internados em estado grave. Após algum tempo aquele senhor menos atingido pelo fogo saiu da UTI e foi ao encontro de sua amada.
Ainda em seu leito a senhora toda queimada, pensava em não viver mais, pois estava toda deformada, queimara todo o seu rosto.
Chegando ao quarto de sua senhora, ela foi falando:   
-Tudo bem com você meu amor?
-Sim - respondeu ele - pena que o fogo atingiu os meus olhos e não posso mais enxergar, mas fique tranqüila amor que sua beleza está  gravada em meu coração para sempre.
Então triste pelo esposo, a senhora pensou consigo mesma: "Como Deus é bom. Vendo tudo o que aconteceu a meu marido, tirou-lhe a  visão para que não presencie esta deformação em mim. As chamas queimaram todo o meu rosto e estou parecendo um monstro. E Deus é tão maravilhoso que não deixou ele me ver assim, como um monstro. Obrigado Senhor!"   
Passado algum tempo e recuperados milagrosamente, voltaram para uma nova casa, onde ela fazia tudo para o seu querido e amado esposo, e o esposo agradecido por tanto amor, afeto e carinho, todos os dias dizia-lhe:
-COMO EU TE AMO. Você é linda demais. Saiba que você é e será sempre, a mulher da minha vida!
E assim viveram mais  20 anos até que a senhora veio a falecer.  
No dia de seu enterro, quando todos se despediam da bondosa senhora, veio aquele marido com os olhos em lágrimas, sem seus óculos escuros e com sua bengala nas mãos.
Chegou perto do caixão, beijou o rosto acariciando sua amada, disse em um tom apaixonante: "Como você é linda meu amor, eu te amo muito".   
Ouvindo e vendo aquela cena um amigo que esta ao seu lado perguntou se o que tinha acontecido era milagre. Pois parecia que o velhinho parecia enxergar sua amada.
O velhinho olhando nos olhos do amigo, apenas falou com as lágrimas rolando quente em sua face:
  
-Nunca estive cego!!! Apenas fingia, pois quando vi minha amada esposa toda queimada e deformada, sabia que seria duro para ela continuar vivendo daquela maneira. Foram vinte anos vivendo muito felizes e apaixonados! Foram os 20 anos mais felizes de minha vida.!!!
E emocionou a todos os que ali estavam presentes.
  
CONCLUSÃO:
 
Na vida temos de provar que amamos!
Muitas vezes de uma forma difícil ... 
E para sermos felizes, temos de fechar os olhos para muitas coisas. Mas o importante é que se faça única e intensamente com AMOR!!!