sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O Orkut não morreu


Apesar do impressionante crescimento do Facebook e do Twitter, principalmente para as ações corporativas, quando pensam em redes sociais, a primeira opção que vem à cabeça dos brasileiros continua sendo o Orkut. Veja este infográfico: de cada quatro internautas brasileiros, três acessam o Orkut, 1 acessa o Facebook e menos de 1 acessa o Twitter. O info não considerou menores de 15 anos e mistura dados do Comscore, Alexa e Google.
No estudo divulgado ontem pela Comscore, “Estado da Internet no Brasil”, considerando que o Brasil tem mais de 40 milhões de usuários de internet com mais de 15 anos , e está em oitavo lugar no mundo em audiência, o Orkut continua na cabeça. A rede, entretanto, cresceu apenas 28% em 2010, contra 258% do Facebook. Ritmo que deve continuar. No mundo, a audiência do Orkut caiu 1% em 2010, contra alta de 41% do Facebook e , segundo a Comscore, se não fosse pelo Brasil, ele já poderia nem existir em 2011.
A representação atual dos brasileiros no Orkut é de 50,6%. Em segundo lugar vem a Índia, que representa 20,4% dos usuários no mundo. Mas lá, assim como no Brasil, o Facebook ganhou terreno. Obteve 220% de aumento no número de usuários, somente em 2010. E inclusive passou o Orkut em número de usuários em agosto. A aposta é de que o feito se repita no Brasil.
Outro dado importante para quem trabalha com marcas. Pela pesquisa da Comscore, o brasileiro continua sendo o mais social: 85% dos internautas estão nas redes , contra a média mundial de 70%. O destaque é para o Twitter. Vale ressaltar que o Brasil é o segundo maior mercado para o Twitter, perdendo apenas para a Holanda. Em outubro, nas eleições, ocupou a primeira posição.

Pensando em marcas, pessoalmente,  apesar da liderança do Orkut, não faria hoje uma ação em rede social levando em consideração apenas esta rede, salvo se comprovasse em pesquisa que o público alvo do trabalho em questão está mesmo apenas lá. Mas tenho visto muitas ações já dispensarem o Orkut na largada (com ou sem pesquisa), em função da interação proporcionada pelo Facebook ser muito melhor para as marcas. Sem contar o potencial da rede de atuar como integradora de ações e conteúdo.  Tudo isso faz com que o Facebook seja de longe infinitamente melhor para as empresas firmarem seu QG nas redes, mas há de se levar em conta que o gráfico mostra que 88,5% dos usuários do Facebook acessam o Orkut, enquanto apenas 32,5% dos usuários do Orkut acessam o Facebook.
Ou seja, mesmo que a gente considere que os usuários do Facebook podem não manter seus perfis ativos no Orkut (aliás muita gente já deixa recado para os amigos no Orkut pedindo que os encontre no Facebook), pode ser que você precise falar com um público que está no Orkut e não consiga se tiver concentrado a sua comunicação só no Facebook. A antropóloga Carla Barros, professora aqui do iDigo do nosso curso de comportamento do consumidor na era digital, me mostrou seu trabalho de pesquisa no ano passado em que conclui que a Classe C vive aprisionada no Orkut, por exemplo. Neste caso, por que não considerar a rede em uma ação voltada para um público que vai ao Orkut todo dia? A Tecnisa, por exemplo, fez umprojeto de acessibilidade para a terceira idade com a ajuda de de comunidades do Orkut focadas neste público alvo.  
Como a gente sempre fala aqui no iDigo, na hora de planejar uma ação em rede social é fundamental investir num bom planejamento. Sem entender o público alvo, seus hábitos de consumo e navegação, suas motivações na rede fica difícil montar uma ação que acerte o alvo. No mais, acho que nem todas as redes servem para todos os públicos. Só não gosto da ideia de pré definir que o Orkut já morreu e ignorá-lo de vez nas ações. Tudo depende. Acredito que criar perfil em tudo para ficar moderninho é tiro no pé. Se não falar a língua certa, não gastar tempo e braço para gerar conteúdo certo e interagir, e não escolher o canal adequado, o investimento pode não gerar a perfomance desejada. E aí, já sabe, né? É a hora do "barata voa".
Enviado por Andréa Dunningham

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